Têm certos dizeres por aí que para ser esportista precisa ser magro, que todo atleta é sarado e coisa e tal. Que nada! isso besteira meninas, conheça um pouco da carreira de Suelen Pinto. Ela é jogadora de Vôlei de uma das maiores equipes do País, sempre se destaca nas partidas que participa e é gorda! Não acredita? Então veja!
Selen Pinto
Idade: 26 anos
Altura: 1,70
CHEIA DE CHARME PLUS: Sempre esteve acima do peso?
SUELEN PINTO: Sim sempre fui uma pessoa acima do peso, pra atleta então ficava mais evidente!
CCP: E sempre foi bem resolvida, ou já teve dificuldade com aceitação do seu corpo?
SP: Nunca tive dificuldade nenhuma com meu corpo, sempre tive a vontade de ser mais magra, mas nada que me impedisse de ser feliz assim!
CCP: Como se descobriu como jogadora de vôlei?
SP: Foi na escola, eu sempre tive facilidade de fazer exercícios físicos, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol! Dai o professor chamou os meus pais e conversaram, fui pra uma escolinha de vôlei e me apaixonei pelo esporte!
CCP: Em algum momento achou que o fato de não ser magra pudesse impedir sua carreira?
SP: Não cheguei a pensar em impedir a minha carreira, mas que seria muito mais difícil isso sim!
CCP: Na profissão já sofreu preconceito por não estar dentro do padrão das demais jogadoras?
SP: Não, eu sou uma pessoa muito bem resolvida comigo mesma, eu não me acho mais feia por isso, não me acho mais bonita por isso! Eu não me acho nada por ser acima do
Peso, por isso sempre me dei super bem com brincadeiras e etc! E o que preciso mesmo é mostrar na quadra!
![]() |
Suelen em um treino pelo Sesi-SP |
CCP: E como lida com situações de discriminação?
SP: Os jornalistas são as pessoas que mais falam mal, óbvio que não são todos, mas eu não me importo pra quem eu tenho que mostrar alguma coisa já viu o que sou capaz e o que jogo! Então lido com isso naturalmente!
CCP: É só colocar seu nome no Google e já aparecem adjetivações como “a líbero gordinha” “jogadora mesmo fora de forma se destaca”. Essas denominações te incomodam?
SP: Imagina, de jeito nenhum, pelo contrário, me sinto bem porque muitas pessoas achariam que eu não conseguiria por não ter o biótipo de uma atleta, e quem me conhece sabe que não é verdade, ou quem não conhece é só pesquisar como você mesma disse!
CCP: O fato de pesar mais que as demais jogadoras te traz algum déficit ou vantagem no jogo?
SP: Vantagem nenhuma, e não sei como seria mais magra também , por isso não posso dizer com certeza, mas a única coisa que tento sempre é me preservar por lesões, porque você estando acima do peso o risco de lesões aumentam!
CCP: E você como verdadeiramente se sente, acha que está realmente acima do peso ideal ou isso é só falatório do povo e o que importa é sua saúde e desenvoltura na quadra?
SP: Eu acho sim que estou acima do peso, mas o que mais me importa é a saúde, e graças a Deus estou super bem, e me preocupo sempre com lesões, por isso tento emagrecer o quanto posso!
CCP: Para ser uma atleta como você tem que ter uma perfeita né. Então conta pra a gente como você cuida da saúde e condicionamento físico?
SP: Nos temos uma rotina diária, de treinamentos e musculação 5 vezes na semana, com acompanhamentos com nutricionistas, fisioterapeutas e e E sempre tento controlar na dieta!
CCP: Hoje além de servir de espelho para mulheres gordas, você também é exemplo para crianças gordinhas nas aulas de educação física. O que você acha disso?
SP: Fico feliz em ajudar e ser um exemplo!
CCP: Manda um recadinho para todas as mulheres que estão acima do peso e acham que isso é motivo para não praticar nenhuma atividade física ou esportiva.
SP: Se estar afim de fazer qualquer coisa , não importa o biótipo ideal para aquilo, vá em frente, as vezes você vá descobrir um talento que você mesma não sabia que tinha, e vai ser uma das melhores naquilo que escolheu pra praticar!
Bom charmosas, esse foi o papo de gorda desta semana. Percebeu né, nada de se escorar em desculpas, o esporte está aí para todas (gorda, magra, baixa ou alta), basta querer e ter força de vontade!
Bejin, até o próximo!!